A maioria das companhias aéreas e aeroportos permitir-lhe-ão transportar o equipamento médico se este for essencial para a sua viagem. O equipamento é geralmente revisto separadamente e o viajante pode ter que mostrar a documentação emitida por um profissional médico qualificado a demonstrar a necessidade de viajar com o equipamento em causa.

Embora possamos referir que os aeroportos e as companhias aéreas estão habituadas a transportar passageiros diabéticos e portadores de bolsas FRÍO®, sugerimos que, antes da viagem, informe a companhia aérea e o aeroporto, e verifique se não há qualquer restrição.

O que é incorretamente sugerido nas informações publicadas é que um pacote de gel de refrigeração (bolsa FRÍO®) pode entrar na bagagem de porão – a insulina não deve ser transportada na bagagem de porão, pois pode congelar – A insulina deve ser transportada na bagagem de mão.

Carta do Médico: recomendamos que os utilizadores das bolsas FRÍO® tenham em sua posse uma carta do médico de família (ou uma receita) indicando a necessidade de levar insulina.

Quando efetuar o check-in no aeroporto, refira ao funcionário de check-in de que é portador de um equipamento médico essencial – a bolsa de gel de refrigeração (FRÍO®) e tenha em sua posse a carta do médico ou a receita médica.